Conheça a cidade de Limeira

As férias são um dos benefícios de trabalho ou estudo mais esperados por todos os brasileiros, e servem como um dos melhores momentos que temos para poder viajar e conhecer novos lugares. É nas férias que podemos colocar em prática aquele plano de desbravar uma parte ainda desconhecida por nós de algum canto do planeta, mesmo que seja em nossas cidades natais ou do outro lado do continente. É um tempo a mais que teremos para nos divertir e também para aquele tempo de descanso e relaxamento que todos precisam para voltar a encarar a vida de maneira sorridente mais tarde.

E existem inúmeras possibilidades de escolha do melhor local para suas viagens, cabe a cada pessoa, família ou grupo de amigos decidir se prefere um local mais calmo e próximo da natureza ou uma grande cidade agitada e cheia de eventos.

Um bom destino para este tipo de viagem é a cidade de Limeira, no estado de São Paulo, mais especificamente no centro-leste do estado. Fundada em 1826, a cidade era conhecida como o berço da imigração europeia em São Paulo. Confira outros dados:

·         Dia 15 de setembro é comemorado o aniversário da cidade;
·         Possui atualmente 291.748 habitantes, e faz parte do complexo metropolitano paulista, o maior do Hemisfério Sul, somando mais de 30 milhões de habitantes;
·         O prefeito atualmente é Mário Botion;
·         O lema da cidade é Fé, honra e trabalho;
·         A cidade é considerada a 70° mais rica do Brasil.

Meio ambiente

A cidade destaca-se pela sua produção de jóias, porém em 2015 foram constatados inúmeros metais pesados nos dois rios principais que abastecem a cidade, o rio Piracicaba e o rio Jaguari. Os poluentes eram lixos de fábricas de jóias que eram despejados ali;
Atualmente o esgoto da cidade tem tratamento, mas o problema com os metais pesados ainda não teve solução, sendo agora despejados no Ribeirão Tatu.

A cidade tem um Horto Florestal, um grande bosque formado por eucaliptos onde fica localizado o zoológico da cidade. O local também é destinado para lazer, possui lagos artificiais, parque para crianças e quiosques para piqueniques.  

O Parque Cidade de Limeira Prof. Dr. Ary Apparecido Salibe possui mais de 120 espécies de árvores e por lá é possível observar 31 espécies diferentes de pássaros. Dentro do parque ecológico há uma ciclovia, parques infantis, lanchonetes, um teatro, o Museu da Joia folheada e o Centro de Formação do Professor.

Turismo

As construções dos séculos passados que se mantém conservada atraem o turismo na cidade de Limeira. Dentre elas estão a Igreja da Boa Morte, inaugurada em 1867 e feita toda em estilo barroco, além da Gruta Municipal, construída em 1920 para comemorar o fim da primeira guerra mundial, a mansão Prada, construída em 1890, a Estação Ferroviária inaugurada em 1876 e o Edifício Prada, construído em 1937 e que atualmente serve à cidade como sede da prefeitura.

As fazendas ainda mantêm a estrutura original do século XIX, e recebem visitantes diariamente, entre as mais famosas estão a Fazenda Morro Azul, a Fazenda Ibicaba, a Fazenda Quilombo, a Fazenda Itapema, a Fazenda Citra e a Fazenda Santa Gertrudes.
Antes eram grandes produtoras de café, mas com a crise de 1929 passaram a produzir laranja, e acabaram fazendo com que a cidade ficasse conhecida como a Capital da Laranja. Hoje produzem cana-de-açucar, com excessão da Citra que atua como viveiro de plantas.

Fazenda Ibicaba

A cidade foi um centro cafeicultor no século XIX, e grande parte dos grãos de café eram produzidos na Fazenda Ibicaba, que chegou a ser considerada um dos lugares mais cruéis em tempos de escravidão.

Para substituir os escravos, a fazenda contava com a mão de obra de 177 famílias de colonos Suíços e Alemães, e o contrato ficou conhecido como Sistema de Parceria, onde os lucros eram para ser divididos por igual entre proprietário e colonos, mas isso não aconteceu. Os estrangeiros então começaram uma rebelião que ficou conhecida como a Revolta de Ibicaba.

A fazenda Ibicaba foi também uma estação militar durante a Guerra do Paraguai, abrigando figuras importantes como Dom Pedro II e a Princesa Isabel.

Hoje o local faz parte das fazendas históricas da cidade, considerada uma peça com um importante conjunto histórico, e contando com o casarão, senzalas, terreiros, aquedutos e etc.

Comentários